quarta-feira, 6 de abril de 2011

Questionário: Civilização Egípcia

Aí está o questionário resolvido sobre a Civilização Egípcia. Bom estudo para a avaliação!

1) Descreva a localização do Egito.
O Egito está localizado no Nordeste da África. É um extenso oásis irrigado pelo Nilo, o qual é ladeado pelos desertos da Árábia e da Líbia.

2) Qual a consequência das cheias do Rio Nilo?
As cheias do Nilo fazem o rio transbordar e depositar em suas margens o lodo e o limo que possibilitam o aproveitamento agrícola da região.

3) Relacione alguns produtos da economia egípcia.
Agricultura: cevada, trigo, árvores frutíferas e legumes;
Pecuária: porcos, cabras, bois;
Artesanato: papiro (papel, cordas, caixas, sandálias, esteiras); tecidos de linho;

4) Qual o papel do Estado Egípcio na economia?
O Estado egípcio (representado na figura do Faraó) era proprietário dos meios de produção, incluindo terras e instrumentos de trabalho. Esse Estado intervencionista planejava, controlava e fiscalizava a economia (produção e comércio).

5) Qual o papel dos camponeses?
Os camponeses organizados em comunidades aldeãs recebiam terras para o cultivo, pagando em tributos e em trabalho. Eles sustentavam a economia e a sociedade do Egito.

6) O que acontecia com os excedentes? Como eram distribuídos?
Os excedentes recolhidos eram depositados em armazéns pertencentes ao Estado. A distribuição não era igualitária. A fatia maior cabia aos altos funcionários, escribas, sacerdotes, artesãos, etc... Por último era distribuída a ração para os trabalhadores braçais.

7) Explique quem era quem na sociedade egípcia:
faraó: considerado um deus vivo, detendo o poder temporal (político) e espiritual (religioso). Era considerado o proprietário de todas as terras do Egito.

sacerdotes:Os sacerdotes gozavam de imensos privilégios. Seus templos eram parte do governo dos Faraós, e administravam as terras, os tributos e o trabalho dos camponeses.

Escribas: Profissão bastante considerada, pois poucas pessoas aprendiam a ler e a escrever. Trabalhavam nos templos, fazendo todo o registro necessário.

Escravos: os escravos eram capturados na guerra, com o comércio, com a prole dos escravos, ou como tributo das regiões dominadas que incluía cativos. O tratamento variava. Escravos domésticos, artesãos ou artistas recebiam melhor tratamento. Já a situação eram pior para os escravos que trabalhavam nas minas e pedreiras. O escravo tinha personalidade jurídica, podendo adquirir propriedades e até casar-se com uma pessoa livre.

8) Cite duas características da religião egípcia.
Politeístas, acreditavam num grande número de deuses. Representavam algumas divindades com corpos de homens e cabeças de animais ou vice-versa (antropozoomorfismo). Acreditavam na imortalidade da alma. E que a alma poderia voltar ao corpo, daí a necessidade da mumificação.

Um comentário: